sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ato continental pela retirada imediata das tropas da ONU do Haiti!

Em Outubro, o Conselho de Segurança da ONU discute a renovação por mais um ano da “Missão pela Estabilização do Haiti” (MINUSTAH). O relatório do secretário-geral da ONU, indica a renovação do mandato das tropas.
No Brasil, o novo ministro da Defesa, Celso Amorim declarou que “é hora de discutir uma saída organizada, inclusive com as Nações Unidas, claro. Não sei se em Agosto, Dezembro, Janeiro, não é o que importa” (Folha de S. Paulo, 10.08.11).
No Haiti, milhares de haitianos continuam saindo às ruas exigindo a retirada das tropas. Várias organizações democráticas, populares e sindicais do Haiti se posicionaram pela retirada do que chamam de “tropas de ocupação”. O recente congresso da Central Autônoma dos Trabalhadores Haitianos (CATH), por exemplo, exigiu a “anulação total e incondicional da dívida do Haiti, a retirada imediata de todas as forças de ocupação da MINUSTAH e a reparação dos danos gerados pelo cólera trazido ao país pelas tropas” (*).
O povo está farto da ocupação, que pisoteia sua soberania. Somos solidários, queremos ver o povo do Haiti livre. Já passou da hora do Brasil retirar suas tropas!
São mais de 7 anos de ocupação, com o Brasil liderando tropas de 42 países, sobre as quais pesam acusações de violação, repressão ao movimento dos trabalhadores operário e assassinato de lideranças haitianas.
A Presidente Dilma deve tomar a iniciativa, trazendo de volta o contingente brasileiro.
O que o Haiti necessita é de médicos, enfermeiros, engenheiros, ajuda técnica e material para a sua reconstrução, e não de soldados para reprimir as legítimas manifestações de seu povo.
Levantamos a bandeira da imediata retirada imediata da MINUSTAH!
Convidamos todos para um Ato Continental, com representantes de outros países do continente, que lutam pela retirada da MINUSTAH.

São Paulo, Agosto de 2011

(*) a ONU finalmente reconheceu que o vibrião do cólera foi introduzido no país pelo contingente do Nepal; ele contaminou 300 mil e matou 5.800 haitianos; o custo anual da MINUSTAH, US$ 850 milhões, é nove vezes o que a ONU gastou com a epidemia.

DIA 5 DE NOVEMBRO, EM SÃO PAULO • 15 HORAS Câmara dos Vereadores de São Paulo (Salão Nobre - 8º. Andar) Viaduto Jacareí, 100 – Centro (próx. ao Metro Anhangabaú)

Nenhum comentário: