quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

“Lei da mordaça” Governo do Paraná aplica resquicios da ditadura Militar!

Membros da corporação que fazem denúncias ou se manifestam livremente são alvos de punição e perseguição.
Publicado em 18/01/2013 | Diego Ribeiro e Felippe Aníbal- Gazeta do Povo

A crítica e a manifestação pública são garantias constitucionais sob estreito controle na Polícia Militar do Paraná (PM-PR). Passados 27 anos do fim do regime militar no Brasil, a corporação guarda resquícios de uma época superada pela maioria dos brasileiros, em que o silêncio era imperativo.
Eis um exemplo: um subtenente da reserva foi condenado a cinco dias de prisão por ter criticado em um blog as Unidades Paraná Seguro. Outro PM é mencionado em quatro inquéritos policiais, em dois deles como indiciado, por manter um blog que eventualmente critica a segurança pública. Mais: um policial da ativa foi punido com transferência compulsória por ter concedido à imprensa entrevista com teor crítico. São apenas três casos, entre tantos.
No Paraná, a versão militar da “lei da mordaça” é repassada aos policiais por meio de circulares e documentos reservados com um claro aviso: a corporação proíbe manifestações públicas ou críticas ao comando ou ao governo do estado. Quem ousa contrariar é tido como insubordinado na estrutura militar.

Leia na íntegra:
Lei da mordaça, Mais uma do Beto!

Nenhum comentário: