domingo, 8 de agosto de 2010

Explosão de bomba atômica em Hiroshima completa 65 anos no mês de gosto!

No dia 06 de agosto de 1945 os Estados Unidos, em guerra contra o Japão, lançaram uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima. Esta cidade tinha 330 mil habitantes. Morreram 130 mil e outras 80 mil ficaram feridas. Um cogumelo de milhares de metros e um calor de milhões de graus centígrados foram devastadores.

Logo em seguida, no dia 09 de agosto, a cidade de Nagazaki também seria bombardeada com um artefato nuclear semelhante. O mundo conhecera, finalmente, a tecnologia capaz de destruir a humanidade.

Hoje, o Governo Estadunidense mantém em seu arsenal milhares de ogivas nucleares, capazes de destruírem todo o planeta inúmeras vezes, embora uma só fosse suficiente. A Rússia também detém um poderoso arsenal. Desse clube fazem parte oficialmente a França, Inglaterra, China, Índia e Paquistão. A Coréia do Norte anunciou ter detonado a sua bomba. Israel também detém cerca de 200 ogivas nucleares, sendo uma das grandes potências atômicas do mundo.

Diante disso soa ridículo e hipócrita O Governo Estadunidense capitanearem uma ofensiva contra o Irã pela sua tentativa de enriquecimento de urânio, sob a alegação de que esse é o caminho para a construção da bomba atômica. O coerente e honesto seria uma grande ação internacional pela eliminação de todas as ogivas nucleares existentes.

Também é assustador o fato dos Estados Unidos serem responsáveis por 53% , ou 800 bilhões de dólares, do orçamento militar mundial e manter 700 bases militares espalhadas pelo planeta. Principalmente quando se constata que nenhum país do mundo os ameaça.

O Governo Estadunidense que devastaram suas riquezas naturais precisam garantir o suprimento barato desses recursos para manter o seu nível de vida e consumo. Hoje representam cerca de 4,3% da população mundial, consumindo, no entanto, entre 25 a 32% de todas as riquezas naturais exploradas.

O poder militar estadunidense é hoje a grande ameaça mundial. Eles Não respeitam as leis e os acordos internacionais e nem os organismos, que como a ONU, ajudaram a fundar e sobre os quais exercem uma enorme influência. A criminosa invasão do Iraque e o assassinato de centenas de milhares de pessoas. O incondicional apoio a Israel em sua ação ensandecida e desproporcional contra os palestinos. O flagrante desrespeito aos direitos humanos, seqüestrando, torturando e matando, em sua maioria, cidadãos inocentes pelo mundo, com a esgotada justificativa de luta antiterror, devia ser mais do que suficiente para levar os dirigentes norte-americanos a responder por suas ações nos tribunais internacionais de direitos humanos.

É importante para que possamos refletir sobre o futuro da humanidade e as ameaças que pesam sobre ela.
Texto: Narciso Pires: Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e Direitos Humanos para a Paz


RETIRADA IMEDIATA DAS TROPAS ESTADUNIDENSES E BRASILEIRAS DO HAITI!
RETIRADA DAS TROPAS DO AFEGANISTÃO E IRAQUE!
NÃO AS GUERRAS PROGAMADAS PARA O IRÃ E CORÉIA!
QUEREMOS EMPREGO SAÚDE EDUCAÇÃO E ARTE EM A SUA PLENITUDE!
VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES DO MUNDO!

Filmes recentes para analizar o tema guerra nuclear: »  “A Estrada”, leva o espectador ao pós-apocalipse, aborda a relação entre o Pai (Viggo Mortensen) e o Filho (Kodi Smit-McPhee)  O Livro de Eli (The Book of Eli). Elenco: Denzel Washington. O fim da Escuridão, Ator principal Mel Gibson (Edge of Darkness)  Direção: Martin Campbell

Nenhum comentário: