quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Beto Richa troca leite in natura por industrializado em escolas estaduais?

 O governo Beto Richa decidiu cortar o fornecimento do leite in natura para as escolas públicas estaduais. No lugar, vai adotar o leite em pó industrializado.
A medida é ideológica. Sufoca economicamente milhares de pequenos produtores da agricultura familiar. Privilegia interesses de poucos poderosos industriais. Este é um antigo hábito tucano.
A medida contraria a lei federal que determina que pelo menos 30% dos recursos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE – às escolas sejam empregados na compra de alimentos da agricultura familiar local e regional.
O objetivo da lei federal é fortalecer a economia local. Um pequeno agricultor que consegue escoar a sua produção gasta o seu dinheiro no comércio do próprio município ou da região. Ele fomenta a pequena economia, num círculo virtuoso. Se ele perde compradores, gasta menos e o comércio acaba empregando menos.
Já um grande industrial vai gastar em Miami. Isso quando não envia seu imenso lucro para paraísos fiscais.
Por causa de governos que adotavam políticas como esta de Beto Richa, o Brasil foi governado durante séculos para uns poucos privilegiados, contra os interesses da maioria da população.

fonte: SISMMAC-CURITIBA







Nenhum comentário: