segunda-feira, 13 de junho de 2011

Todos pela Educação!

Foi realizada uma reunião na Escola Municipal Tisuro Tsuji com a participação dos membros da secretaria de Educação de Sarandi, Eliana Trautritem Santiago (Secretaria de Educação), Cristina (Diretora de Ensino), Vanilda de Melo Perruci (Coordenadora Pedagógica), juntamente com a Presidente do Conselho do Fundeb, Sra.Edna Malavazzi. Rodrigues e o Vereador Aparecido Biancho representante do Poder Legislativo. Contando ainda com Professores, Direção e Equipe Pedagógica da Escola Tisuro Tsuji.
A reunião iniciou-se com o assunto Hora Atividade em que os professores manifestaram a insatisfação em receber alunos de outras turmas em sala de aula, por acreditarem que uma sala superlotada atrapalha o desenvolvimento do trabalho do professor que já possui alunos com dificuldades diversas.A discussão permitiu solucionar a questão apresentada :Trocar ou fracionar a hora atividade entrada de pedagogos em sala de aulas ,promover uma aula diferenciada(filme,cinema,leitura) e em última circunstância a divisão de alunos.
A apresentação de atestados também foi pauta da reunião, pois a quantidade de atestados em Sarandi é muito grande. No entanto professores manifestaram que se as condições de trabalho continuar do jeito que está à tendência é aumentar e não diminuir, devido a falta de professores, quantidade de alunos acima do que o recomendado para uma sala de aula, alunos com especificidades individuais que ultrapassam a responsabilidade do professor e que necessitam de avaliação psicológica e a falta de valorização dos professores que atuam na Rede de Ensino sem ter um salário digno .
Segundo a secretaria de Educação de Sarandi, a falta de professores é geral, mas será amenizada com a abertura de Concurso Público, abrindo vagas para professores de Educação Especial e de Educação Física. Foi colocado perante todos que a falta de professores em Sarandi é devido ao baixo salário oferecido para os profissionais da rede em comparação aos municípios vizinhos. A secretária ainda, sugeriu que se formasse um grupo de estudos para repensar na reformulação do Estatuto do Magistério, porém Dna. Edna representante do Fundeb ressaltou que este assunto vai além do município de Sarandi, precisaria envolver pessoas com cargos de instâncias superiores.
Levantou-se também a questão da Reversão Salarial, que em assembléia do ano anterior (2010) foi votado para não descontar, e mesmo assim o SISMUS descontou a Reversão dos trabalhadores sem comunicar o motivo do descumprimento do acordo firmado em Assembléia.
Para ampliar essas discussões entre outras, foi solicitado ao vereador Bianco que promovesse uma Audiência Popular para que juntamente com Centrais Sindicais, Sindicato da categoria de Sarandi, Vereadores, Representantes do FUNDEB, Secretária de Educação e Professores, para que juntos possam encontrar caminhos para solucionar alguns dos problemas baseado na Educação.
Este é o primeiro passo para conseguirmos uma Educação democrática e de qualidade, pois o alvo único é a qualidade de ensino das nossas crianças.

A Audiência Popular está marcada para o dia 21/06/2011 (terça-feira) às 18h00min.

Local : Câmara Municipal de Sarandi - Av.Maringá nº660 -Centro

Sua presença é muito importante!

Nenhum comentário: