segunda-feira, 15 de agosto de 2011

APP-Sindicato reivindica à Seed o não fechamento de turmas


Escolas que não concordarem com fechamento devem encaminhar justificativa à Secretaria de Educação.


A direção da APP-Sindicato repudia a política de fechamento de turmas em escolas da rede estadual de ensino. A entidade sabe que a retomada de tal medida, por parte da Secretaria de Estado da Educação, acontece após a entrega de um levantamento - feito pela Celepar - que apontou as turmas que tinham poucos alunos e que poderiam ser encerradas.

O problema desta ação - e que o sindicato já levou ao conhecimento da Secretaria nas pessoas do diretor geral Jorge Wekerlin, da superintendente Meroujy Cavet e do próprio secretário Flávio Arns - é que estão sendo criadas classes superlotadas. Além disso, a APP é terminantemente contra o fechamento das turmas únicas (por exemplo, a única 5ª série do período da tarde).

"Não concordamos, em hipótese nenhuma, que sejam unidas turmas e criada superlotação, enquanto lutamos pela diminuição no número de alunos por sala de aula. Este é o tipo de situação que os educadores não devem aceitar, pois resultará em prejuízo para todos. Casos excepcionais, com turmas que tenham, por exemplo, menos de dez alunos, podem ser discutidos. De qualquer forma, nenhum fechamento, independente de número, deve ocorrer sem a concordância e participação da escola", ressalta a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

Justificativa - Na tarde desta terça-feira (9), a presidenta da APP protocolou um ofício para o secretário de Educação. Nele, a direção da entidade solicita a suspensão do fechamento de turmas até a realização de uma reunião entre sindicato e governo.

A professora Marlei também conversou com a superintendente Meroujy Cavet, que garantiu que as escolas devem discutir o assunto e que, caso discordem das junções, devem redigir uma justificativa. Esta deve ser encaminhada à Secretaria, contendo os argumentos da unidade contra o fechamento.

"Como já havíamos dito, os educadores devem se reunir e redigir a justificativa, enviá-la para a Seed, com cópia para a APP, colocando a posição de cada escola sobre o problema. Além disso, a comunidade deve ser convocada e informada sobre as junções, para que também se manifeste", orienta Marlei.

As cópias das mensagens das escolas para a Secretaria de Educação podem ser encaminhadas para a Secretaria Geral da APP-Sindicato, através do e-mail: app@app.com.br. No caso de dúvidas, as escolas também devem recorrer aos núcleos sindicais da APP em suas regiões.

:: Fonte-APP-Sindicato. 

Sarandi faltam 4 Colégios, como pode ter junção de salas? como fica o combate a evasão escolar? Como ficam os professores que dependem destas aulas?

O mandato do vereador Bianco está ao lado dos estudantes e profissionais da Educação estadual!
 

Nenhum comentário: