quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Em Sarandi, jovens e trabalhadores dizem não as drogas e cobram o atendimento das reivindicações!

Neste dia 17 de outubro, foi realizado em Sarandi (PR) um ato contra as drogas que ganhou a simpatia e o apoio dos trabalhadores. Sarandi é uma cidade que tem uma população massiva de operários, sofre com a falta de infraestrutura e precariedade dos serviços públicos.
O ato foi realizado em dois momentos. Pela manhã, aconteceu uma apresentação de teatro seguido de um debate sobre o papel das drogas na sociedade, seu caráter devastador para os trabalhadores e em particular para juventude. O teatro e o debate foram assistidos por cerca de 200 estudantes de três escolas estaduais da cidade, além de professores e lideranças de associações de moradores.
A segunda parte do ato foi realizada no final da tarde, em uma praça no centro da cidade. Duas quadras de vôlei, uma de basquete e outra de futebol, foram improvisadas na praça, além de Fut-sabão. Também foi oferecido brincadeiras com corda e brinquedos educativos para as crianças menores. A praça ficou completamente tomada de jovens,adolescentes e crianças acompanhadas de seus pais,já que era feriado municipal e muitos trabalhadores estavam em casa com suas famílias.
Durante a realização das atividades, diversos líderes de entidades usaram da palavra para dizer que o combate contra as drogas passa por oferecer a juventude e a população serviços públicos de qualidade, com investimento em esporte, cultura, lazer e educação de qualidade, com vagas para todos no ensino superior.
Os organizadores do ato lançaram um apelo público com o título “Sarandi quer um futuro para a população e para juventude!”, no qual se dirigem ao Ministério da Educação e à Presidente da República para que cumpram a promessa de instalação de um IFPS (Instituto Federal Tecnológico ) em nossa cidade.
O apela Reivindica ainda do prefeito a construção de um Centro Cultural Público Municipal onde possam ser desenvolvidos projetos artísticos e culturais como teatro, musica, dança e outros a toda juventude sarandiense.
Reivindica a revitalização dos ginásios e quadras esportivas municipais e construção de um Centro Poliesportivo Municipal, com profissionais e equipamentos para estimular a prática e a educação esportiva na nossa cidade
Reivindica do Governo Estadual a construção de uma clínica pública em nossa cidade, com a infraestrutura necessária para atender as famílias tragicamente atingidas pelos males das drogas assegurando assistência pública, sem precisar depender das clínicas privadas.
E exige do prefeito o cumprimento da lei do Piso Salarial dos Professores! Não aceitamos a desculpa que não há verbas para cumprir a lei. Não há solução para os problemas sociais sem investimento na valorização dos profissionais da educação!

Uma reunião ampliada de avaliação da atividade e para discutir como avançar na luta pelas reivindicações lançadas no apelo já foi agendada.

Nilson do Nascimento

Nenhum comentário: