sexta-feira, 27 de abril de 2012

Professores e servidores fazem paralisação parcial!

Mais de 3 mil professores e técnicos administrativos de todos os campi das quatro instituições federais do Paraná cruzam os braços nesta quarta-feira (25), dentro do Dia Nacional de Mobilização da categoria, que realiza atos semelhantes em todo o País. Eles cobram do governo federal o cumprimento de um acordo assinado no ano passado, que prevê reajuste de 4% nos salários, incorporação de gratificação e reestruturação do plano de carreira. 

Em Curitiba, por volta de 11 horas, cerca de 500 pessoas participaram de uma passeata, entre a praça Santos Andrade e a praça Osório, no centro de Curitiba. 

Participam do protesto servidores e professores das universidades Federal do Paraná (UFPR), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Na semana passada, os professores também fizeram uma paralisação parcial nas instituições. 

Nem as instituições de ensino nem as entidades representantes das categorias tinham até o fim da manhã um levantamento sobre a extensão do movimento para saber em que locais as aulas foram suspensas. 

Segundo o diretor do Sinditest, sindicato que representa os servidores técnicos-administrativos das instituições federais, Bernardo Pilotto, os Restaurantes Universitários (RUs) da UFPR não estão funcionando . Outros serviços, como bibliotecas e laboratórios, funcionam parcialmente. A paralisação também é parcial no Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba. 

A adesão, segundo Pilotto, ele, é maior nos campi do interior da UTFPr. Como exemplos, ele cita Londrina, Campo Mourão, Apucarana, Medianeira e Francisco Beltrão, onde as aulas foram suspensas por causa da mobilização. 

A UFPR têm três campi em Curitiba, Litoral e Palotina (Oeste), com um total de 2,3 iml docentes e cerca de 30 mil estudantes. Já a UTFPR possui 1.976 professores e 22.049 alunos em instituições na Capital, em Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Medianeira, Francisco Beltrão, Toledo, Pato Branco, Dois Vizinhos e Ponta Grossa. 

O IFPR conta com cerca de 800 docentes e técnicos administrativos nos campi de Curitiba, Londrina, Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. A instituição atende 43.177 estudantes, sendo 9.114 presenciais e 34.063 por meio de educação a distância. Já na Unila, com campus em Foz do Iguaçu, trabalham 110 servidores e estudam aproximadamente 1,3 mil alunos. 

Novas manifestações 

Os servidores técnico-administrativos já têm agendadas novas manifestações semelhantes para os dias 9 e 10 de maio. O movimento pode culminar em uma greve nacional - caso o governo ignore o pedido e não se disponha a negociar essa e outras reivindicações da categoria. 

Os professores, por sua vez, aprovaram o indicativo de greve a partir do dia 15 de maio, caso o governo federal não apresente uma proposta aceitável até essa data.


Maigue Gueths - Redação Bonde

Nenhum comentário: