quarta-feira, 10 de abril de 2013

Copel amplia eficiência de quatro subestações estratégicas em Sarandi, Londrina, Maringá e Ponta Grossa!


A Copel investe R$ 21,4 milhões na ampliação de quatro subestações em Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Sarandi, consideradas estratégicas na rede de energia do Estado. “São investimentos que deixam o sistema com mais qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica”, diz o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

Em Londrina e Sarandi, no Norte do Paraná, a Copel já concluiu as obras, com instalação de novos bancos de capacitores de 138 mil volts. Foram energizados dois bancos de capacitores na em Londrina e um em Sarandi. Até o fim do mês, está prevista a entrada em operação de mais três em Maringá, Noroeste do Estado, e, em maio, um novo banco de capacitores na Subestação Ponta Grossa Norte, Campos Gerais. “Essas ampliações, além de tornar a rede da Copel mais eficiente, devem gerar receita adicional de aproximadamente R$ 3,3 milhões ao ano”, afirma Zimmer.
Os bancos de capacitores recém-instalados nas subestações de Londrina e Sarandi diminuem as variações de tensão e melhoram o fator de potência nas barras de fronteira entre a rede básica (rede de transmissão de 230 mil volts) e a de distribuição de alta tensão (138 mil volts). “Os novos equipamentos reduzem as perdas elétricas e, consequentemente, o custo de operação do sistema”, explica o superintendente de obras da transmissão na Copel, Nilberto Lange Junior.

Nenhum comentário: