domingo, 16 de junho de 2013

Assim pode!

Resumidamente, as teorias sobre o Contrato social (difundidas por Hobbes, Locke e Rousseau) explicam que as pessoas abrem mão de certos direitos e liberdades em nome de uma racionalização e ordem na vida e relações sociais, originando a estrutura que denominamos como Estado (Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e demais Instituições que regulamentam nossa vida cotidiana). Para isso, atribuem e reconhecem a autoridade a governantes, que têm por missão, conduzir a ordem social por meio de regras que assegurem a paz interna, a defesa comum e atendam as necessidades e liberdade individuais. 
Esse consentimento de centralizar no Poder Público a administração da vida pública também é baseado em confiança. Portanto, ao se delegar poderes a poucos indivíduos (nossos representantes), estes devem retribuir assegurando à população condições para a manutenção da ordem social, objetivo primordial da criação do Estado.
Quando observamos inúmeras situações de abuso do poder; corrupção; descaso com a saúde, educação, transporte público, assistência, etc; impunidade – fica evidente a quebra do Contrato Social. 
Pense nisso quando assistir nos noticiários as inúmeras manifestações que estão ocorrendo no Brasil e no mundo!!!Valeria Mont Serrat


Nenhum comentário: