quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A “NOVA SARANDI” DO PREFEITO DE PAULA É SOLUÇÃO PARA UMA MELHOR SARANDI PARA OS SARANDIENSES?

 Convidamos as associações de Moradores, entidades para uma reunião onde discutiremos este projeto!
Será neste Sábado 13/12/2014  as 17:00 Horas
Na sede do SISMUS, Praça Ipiranga Centro de Sarandi esquina com a Rua Pedro Galindo Garcia. 
contato  Nilson-9991-1851; Bianco-9806-6413

 O Prefeito Carlos de Paula, PDT, está propondo um plano urbanístico chamado “NOVA SARANDI”.
Segundo o que disse o Secretário de Urbanismo do município, Elton Toy em audiência pública convocada pela prefeitura, o projeto “NOVA SARANDI” significaria a expansão da área urbana em toda região sul da cidade com ênfase na divisa com Maringá, além disso, está previsto a construção de um novo Paço Municipal para abrigar a prefeitura e vários outros prédios públicos, entre eles o Instituto Federal. 
Nesta Audiência, estranhamente não foi aberto o microfone para o público se pronunciar, o que impediu que fossem feitas perguntas esclarecedoras ao Secretário. 
Existem muitas coisas a serem avaliadas pelos moradores da cidade e sobre as quais a prefeitura ainda não disse nada:
- Qual vai ser o custo desse empreendimento?
- Com a remoção do PAÇO o centro de Sarandi não vai ficar esvaziado e se tornar abandonado pelo Poder Público?
- O projeto tem ênfase na ligação com Maringá, mas não está claro: qual será a integração da “NOVA” Sarandi com a “VELHA SARANDI”?
Nós somos a favor de uma “NOVA” Sarandi com melhorias de infraestrutura nos bairros, melhores serviços públicos de saúde e educação, saneamento básico, transporte de qualidade, com o centro da cidade revitalizado. O que este projeto está longe de ser.
Preocupa-nos ainda que este plano de “NOVA SARANDI” signifique apenas uma nova divisão geográfica e imobiliária da cidade, com os bairros pobres de um lado (mais abandonados que hoje) e de outro uma zona urbana mais moderna - financiada com o dinheiro público dos impostos de todos – para incentivar novos empreendimentos imobiliários de padrão mais elevado. 
A desconfiança no projeto “NOVA SARANDI” só aumentou ao vermos o Secretário de Urbanismo, Elton Toy, afastado do cargo por estar sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Maringá, sob a suspeita de fraude em licitações para a compra de materiais de construção. Os indícios contra Toy são fortes. Deste modo, quem pode nos garantir que a remoção do Paço Municipal não é – ou venha a se transformar - numa forma de torrar e desviar dinheiro público tão necessário para suprir as carências dos bairros da cidade? 
Em algum momento um Projeto de Lei autorizando a remoção do Paço e do Plano “NOVA SARANDI” deverá ser votado na Câmara Municipal. Os vereadores devem ter a responsabilidade – ainda mais na delicada situação de denúncias contra o Secretário e funcionários da Secretaria de Urbanismo - de serem cautelosos e examinarem com cuidado, sem pressa, se o projeto obedece ou não aos interesses da população do município. 
Nós esperamos, e exigimos que um Projeto desta importância para a vida de todos os cidadãos de Sarandi não seja votado e aprovado de afogadilho na Câmara, no apagar das luzes de final do ano. É preciso que as associações de moradores, o sindicato dos servidores municipais, as entidades comunitárias, sejam informadas e ouvidas sobre tal proposta. 
De nossa parte, enquanto petistas, estamos alertando para a necessidade de se discutir o assunto e organizar uma opinião comum do movimento popular de Sarandi a respeito desta proposta chamada “NOVA SARANDI”. Sugerimos uma reunião de todos os interessados no próximo sábado, em local e data a combinar.
Diálogo e Ação Petista/Sarandi
Contatos: Nilson-9991-1851; Bianco-9806-6413

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas pode usar o prédio que é alugado e pago pelos funcionários associados para esse tipo de reunião?