quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Servidores e empresário de Sarandi são denunciados por corrupção!

·                   Servidores e empresário de Sarandi são denunciados por corrupção
·         Rosângela Gris
Quatro servidores públicos da Prefeitura de Sarandi, entre eles o secretário de Urbanismo Elton Toy - afastado do cargo -, e um empresário foram denunciados à justiça pelo Núcleo de Maringá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Eles são acusados de falsidade ideológica, fraude processual, falso testemunho, peculato e corrupção passiva.
Batizada de 'Lajota Fantasma', a investigação que embasou a denúncia teve início em novembro de 2014. De acordo com o Gaeco, foi solicitada em uma licitação aberta em março de 2014 a compra de 160 mil lajotas para o Cemitério Municipal e para o Departamento de Obras. No entanto, parte do material não foi entregue e sequer havia sido encomendada pela empresa ao fabricante. Ainda assim a licitante emitiu notas fiscais do valor total do certame.
Segundo o Ministério Público (MP), o secretário e um dos servidores atestaram o recebimento do material. A investigação apurou ainda que o secretário, juntamente com um servidor e o empresário, combinou uma entrega repentina de lajotas em local diverso, no intuito de encobrir o desfalque durante as investigações.
Além disso, também com a ciência do secretário, dois servidores municipais teriam solicitado à empresa um total de R$ 11 mil em espécie, a pretexto de que o dinheiro se destinaria à aquisição de outros produtos que não foram incluídos na licitação e que a empresa não teria para fornecer.

O MP requereu o afastamento cautelar dos quatro servidores municipais e que, uma vez condenados, tenham decretada a perda da função pública.

Nenhum comentário: