segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Afeganistão: guerra sem fim!

O conflito no Afeganistão está  na ordem do dia da agenda militar. O resultado é catastrófico, em junho       quando a campanha superou a do Vietnã para se tornar a mais longa em toda a história americana, as baixas dos soldados que ocupam o país bateram recorde e seu principal comandante foi demitido após entrevista à revista Rolling Stone.

EUA já gastaram mais de US$ 1 trilhão com guerras no Afeganistão e Iraque,só em 2009, a indústria bélica movimentou US$ 1,5 trilhão no mundo todo.

As guerras no Afeganistão e no Iraque juntas custaram aos EUA pouco mais de 1 trilhão de dólares, destinados diretamente ao setor militar de 2001 até o fim do ano fiscal de 2010, revelou Freeman. Esses valores se referem à contratação de serviços e aquisição de equipamentos, como veículos blindados, aeronaves de carga e helicópteros, entre outros. Mas eles não incluem gastos extras, como os custos com soldados feridos e com a saúde de veteranos de guerra.

Pesquisadores estimam que apenas em 2008, se esses valores fossem incluídos na conta – juntamente com os custos de reconstrução dos países ocupados e com o impacto da guerra do Iraque no preço do petróleo –, o total dos gastos para os EUA chegaria aos 3 trilhões de dólares. De 2007 para 2008, os valores envolvidos na compra de armamento militar nos Estados Unidos subiram de 205,7 para 229,9 bilhões de dólares.

Conflitos no Afeganistão e no Iraque alimentam vendas de serviços e equipamentos militares

As empresas contratadas são poucas. Em 2008, por exemplo, o Exército americano escolheu a companhia Oshkosh para um contrato de valor potencial de 3,5 bilhões de dólares por uma demanda de veículos blindados. No total, os dez principais fornecedores de defesa militar receberam cerca de 150 bilhões de dólares em contratos federais.


Fonte: Sait veja




A guerra tem um propósito!
 Tenho certeza que não é para mudar vida da classe trabalhadora!


Mas sim para manter este sistema corrupto mentiroso e assassino dos trabalhadores!





B

Nenhum comentário: