A Polícia Federal prendeu três pessoas de uma quadrilha acusada de fraudar mais de R$ 6 milhões de recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) destinados a organizações não governamentais (ONGs) indígenas. Dois deles foram presos em Salvador, no sábado, dia 9, e o terceiro suspeito foi preso no dia 7, em Macapá. Os mandados de prisão preventiva para a Operação Carniça foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Macapá.
Segundo as investigações, os recursos financeiros da Funasa eram destinados à compra de medicamentos, atendimento médico, pagamento dos salários dos agentes indígenas de saúde, serviço de transporte dos doentes e para obras de saneamento e tratamento de água nas aldeias.
Pela perícia realizada, foi constatado que entre 2006 e 2008, mais de R$ 6 milhões foram desviados. Nesse período houve falta de medicamentos vitais, como soro antiofídico (contra o veneno de cobras). Os presos foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) pelo crime de peculato e estelionato, podendo cumprir pena de até 12 anos de reclusão.
Fonte/Priscila Trindade, da Agência Estado/ESTADÃO.COM.BR
Enquanto isso os indígenas jovens no Amazonas tem uma taxa de 101 suicídios para cada 100 mil. No Mato Grosso do Sul a taxa chega a 446 para cada 100 mil, dados do Instituto Sangari e o Ministério da Justiça.
"Não podemos aceitar que milhões sejam roubados dos cofres públicos enquanto nossos índios são humilhados por latifundiários e o estado calado diante deste flagelo".
B
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
bem que voce poderia lagar de ver os problemas das outras cidades e ver os problemas de sarandi ou melho na secretaria de educaçao que que nao teve construcao de escola e nem reforma e o rateio que veio para os professores e uma vegonha, afinal de conta voce e um vereador e nao jornalista
Postar um comentário