quarta-feira, 29 de junho de 2011

ATA DA REUNIÃO DAS LIDERANÇAS DE SARANDI COM A EQUIPE DO DER

ATA DA REUNIÃO DAS LIDERANÇAS DE SARANDI COM A EQUIPE DO DER


Aos 28 de junho de 2011, reuniram-se na sede do DER-Maringá, as lideranças populares da cidade de Sarandi juntamente com a equipe do DER-Maringá e representantes da VIAPAR. Feita as devidas apresentações, o vereador Aparecido Bianco fez uso da palavra. De acordo com a fala do vereador, a situação da estrutura viária do município é precária, o número de veículos aumenta a cada dia, de modo que a cidade não comporta o fluxo de veículos nas principais vias da cidade. O vereador que DER, DNIT, VIAPAR, prefeitura do município de Sarandi, e lideranças locais trabalhem juntos para amenizar o sofrimento dos cidadãos de Sarandi e de cidades circunvizinhas que, por ventura, circulem em Sarandi. Os moradores manifestam a preocupação com possibilidade da remoção do semáforo da avenida Rio de Janeiro, quando da abertura do contorno norte. Volpato faz a proposta de construir uma VIA paralela à linha férrea que faça ligação Sarandi-Maringá. Propõe-se discutir a questão da Avenida Londrina, principal foco de afunilamento do transito em Sarandi. Salienta-se que é preciso planejar a cidade e não fazer construções aleatórias. Ao retomar a história da cidade constata-se que nunca houve planejamento na cidade. Propõe-se discutir especificamente o problema da Avenida Londrina. É necessário realizar a elaboração de um projeto de construção da obra e, com o orçamento em mãos, cobrar que as lideranças políticas ofereçam as condições de construção. A prefeitura teria se comprometido a realizar o projeto. As lideranças lamentam a ausência da prefeitura ou de representantes da prefeitura, bem como de outros vereadores (estão presentes os vereadores Reginaldo e Bianco). Especula-se que o custo da obra da Avenida Londrina deve ficar em torno de 12 milhões. A Previsão é que aumente consideravelmente o número de habitantes e veículos nos próximos anos. A questão é preocupante, sobretudo quando for liberado o trânsito do Contorno Norte, quando número ainda maior de veículos passará pela BR 376, chamada Avenida Colombo em nossa região. O Adauto defende que é preciso fazer mais que um viaduto, a proposta dele é que se faça três viadutos, para que contemplem outras regiões da cidade. A locomoção norte/sul da cidade, regiões separadas pela Avenida Colombo, se torna um suplício de ser feita, visto que a única via de acesso se dá pela Avenida Londrina. A equipe policial da cidade enfrenta dificuldades em fazer coberturas na cidade, devido esta dificuldade se se transportar do sul para o norte e vice-versa. Propõe-se que outra reunião para dar continuidade as discussões com a presença obrigatória da prefeitura de Sarandi. Também se considera importante a presença da AMUSEP, Mídia. As lideranças definem a criação de uma comissão para procurar dialogar com a prefeitura, por meio do secretário de urbanismo, Elton. A próxima reunião com a equipe do DER ficou marcada para o dia 12 de julho de 2011. Nada mais havendo a tratar, declara-se encerrada a reunião.

Um comentário:

Marcelo disse...

Volto a repetir Bianco, Vc é uma pessoa inteligente, haja vista que para se fazer uma obra desta magnitude será necessário desviar o fluxo de veículos, e esse desvio será por onde, não dispomos de espaço físico para tanto. Então a unica solução que beneficiaria todos os bairros de Sarandi com várias entradas e saídas seria a transformação da Colombo em 4 pistas com a retirada dos canteiros, como também a possibilidade da Av Londrina ser somente uma via de saída levando em conta que a Av Antoni Volpato seria a entrada tanto ao lado da Caixa Econômica como ao lado do Xaruá. Existem vários meios para se amenizar o problema, basta estudá-los. O que Vc acha? Um abraço.