quinta-feira, 16 de outubro de 2014

História da UEM meninas superpoderosas.


MENINAS SUPERPODEROSAS
A foto veicula imagem de algumas das professoras que foram responsáveis pela reestruturação da graduação em História da UEM. Da esquerda para a direita: Nadir Aparecida Cancian, Hilda Pívaro Stadnik, Ivani R. Omura, Arlete Vieira da Silva, France Luz e Isabel Pinto Batista. A foto é ambientada no auditório do Dacese. O ano provável é 1982.
Os efeitos deletérios da política educacional empreendida pela ditadura, com o investimento na proliferação da licenciatura em Estudos Sociais, geraram a desativação temporária da graduação em História da UEM. A reestruturação ocorreu a partir de 1981.
Convivi com todas as professoras citadas, com exceção de Nadir Cancian. Posso dizer, porém, que aprendi muito com todas. Nadir faleceu em 1982, pouco antes de meu ingresso na graduação em História. Mesmo assim, seu exemplo influenciou minha geração. Sua tese de doutorado sobre a cafeicultura é um trabalho clássico, referência obrigatória ainda hoje. Além disso, era muito comprometida com os temas políticos nacionais e com a organização dos docentes. Liderou, como se sabe, a fundação da Aduem. Certa vez, perguntamos à professora Hilda Stadnik qual era o papel do intelectual. Ela disse: “mirem-se no exemplo da Nadir e vocês entenderão”. Quando fundamos o Centro Acadêmico, demos seu nome à entidade.
De Hilda eu retive as lições de inesgotável energia intelectual e generosidade. Lembro-me que lhe propusemos um grupo de estudos sobre a obra de Gramsci e ela adaptou sua agenda de trabalho e de estudos para atender nossa demanda. Ivani e Arlete foram responsáveis pelo meu envolvimento com os debates relacionados à reformulação do ensino de História. Isabel era uma professora admirável e dedicada. France Luz era a erudição encarnada em corpo de mulher. Foi, acima de tudo, exemplo de pesquisadora. Legou magistrais obras sobre a História de Maringá e região.
Minhas homenagens às meninas superpoderosas.
Reginaldo Benedito Dias 

Nenhum comentário: