sexta-feira, 17 de outubro de 2014

"SINTO A FORÇA DE UMA TRANSFORMAÇÃO" (Dilma) 10 dias decisivos até o 2o. turno!

O TRABALHO
Carta da Corrente O TRABALHO do PT • 16 de outubro de 2014 • www.otrabalho.org.br
Entrega do resultado do Plebiscito da Constituinte:
"SINTO A FORÇA DE UMA TRANSFORMAÇÃO" (Dilma)
10 dias decisivos até o 2o. turno!


A entrega do resultado em Brasília foi o segundo êxito do Plebiscito Popular. No dia 13, a presidente Dilma, candidata a reeleição, recebeu o resultado numa urna simbólica dos quase 8 milhões de votos, em um animado ato: ao seu lado, uma delegação dos organizadores - a CUT, o MST, a Consulta Popular, a CMP e outras organizações, incluindo a Corrente O Trabalho e outros setores do PT - e no plenário mais de mil militantes vindos dos Estados, na maioria jovens.
Desta vez, a imprensa não pode ignorar: o Plebiscito repercutiu, além dos jornais, pela primeira vez na TV Globo. Dilma disse:
"'É comovente ver essa mobilização. Essa unidade só se viu em grandes momentos, nos movimentos que transformaram o Brasil, como foi o caso das Diretas Já. Sinto a força e o cheiro de uma transformação. Pessoalmente considero que a Constituinte institucionalmente constituída é uma boa proposta. Nenhuma instância (de poder) se autorreforma sem a mobilização social. Não são aqueles que estão no exercício do mandato que irão fazer a reforma'. E concluiu, então, 'não acredito que a gente consiga aprovar as propostas mais importantes, como o fim do financiamento empresarial de campanha, sem que isso seja votado num plebiscito. Não basta convocar a Assembléia Constituinte, tem de votar em plebiscito, senão não tem força suficiente', propôs" (Agencia Estado, 13/10).
No dia 14, o deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara dos Deputados, também recebeu os resultados da delegação, acompanhada de parlamentares do PT, PSB e PSOL,  e se comprometeu a chamar "uma reunião do Colégio da Líderes dos partidos com os movimentos sociais, até dezembro, para debater o projeto de Decreto Legislativo". O projeto de Plebiscito oficial da Constituinte tem 168 das 172 assinaturas de deputados  necessários à tramitação.
Por fim, o ministro Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), designou o secretário-geral da corte para também receber o resultado.
MAIS UM PASSO

Reproduzimos extensamente a presidente Dilma, pois desde o dia seguinte versões editadas em jornais, sites e textos de dirigentes do PT, esqueciam o principal, a saber: "Dilma elogia proposta popular de constituinte" (titulou a Agencia Estado na noite do dia 13).

Ao reintegrar o debate da convocação da Constituinte Soberana e Exclusiva da reforma política através de um Plebiscito institucional, acrescentando outras condições (ela citou o financiamento exclusivo, a paridade de gênero e o financiamento público), Dilma deu um passo. Ainda não assumiu com tudo a batalha, mas deu um passo, e abriu espaço para o Plebiscito no programa de TV, hoje.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, compareceu dia 15 à 5a. Plenária Nacional do Plebiscito (paralela às entregas).

Ele se congratulou com a iniciativa, ressalvou que "a Constituinte deve ser sob novos critérios, prá não ter os mesmos interesses e repetir o sofrimento do povo", e concluiu: "Nesse momento não pode ter vacilo. Dilma não avançará num segundo mandato, se não houver reforma política. Por isso não podemos apenas pedir voto, mas também debater a proposta. E convencer os nossos partidos a se ligarem aos movimentos sociais".

Efetivamente, é a combinação da disposição da presidente reeleita, em especial junto à sua base parlamentar, com o engajamento das organizações populares, sindicais e democráticas, e o lugar do PT nesta luta, que pode ajudar a ampliar e avançar ainda mais na difícil conquista da Constituinte que queremos.

De fato, "não pode ter vacilo", os próximos 10 dias são decisivos para avançar pela derrota de Aécio. E tem gente que não enxerga ou hesita (v. box).

"O POVO JÁ DECIDIU, CONSTITUINTE PARA MUDAR O BRASIL!"

A Corrente O Trabalho que levanta a luta pela Constituinte Soberana desde antes, e integra desde o primeiro momento a campanha do Plebiscito da Constituinte Exclusiva, junto com os companheiros do Diálogo e Ação Petista (DAP), e outras organizações, considera a importância do fato histórico do próprio Plebiscito com o que desenhou em Brasília.  

As condições se reúnem, falta muito mas avançamos, para conquistar uma reforma política que reverta a degeneração das instituições, que inclusive arrasta e ameaça o próprio PT- como  acabamos de ver no golpe sofrido no 1o turno.

É urgente a reforma política que estabeleça a proporcionalidade da representação (1 eleitor  = 1 voto) e o voto em lista, que acabe com o senado oligárquico antidemocrático e o financiamento empresarial.

E se Temer e outros candidatos do PMDB no 2o turno não querem, o povo quer: "o povo decidiu, Constituinte para mudar o Brasil!", gritavam os delegados do Plebiscito aos três poderes em Brasília!

Essa será a "mãe de todas as reformas", capaz de destravar as demandas travadas no Congresso que piorou nesta eleição, demandas como a desmilitarização das polícias, a reestatização, a reforma agrária, as 40 hs e o fim do superávit primário para destinar as verbas para o transporte a saúde e a educação.

 

RESPONSABILIDADE!

A 5a Plenária Nacional do Plebiscito foi ofuscada, nas conclusões, pelo sectarismo. Não bastaram apelos, frente a decisão da Consulta Popular/MST e algumas ONGs, bloquear uma resolução afirmando o "melhor cenário para o prosseguimento de nossa luta é a reeleição de Dilma", combatendo a abstenção e chamando voto em Dilma.

Na Operativa Nacional na véspera, houve um acordo tranquilo, mas fomos surpreendidos por uma bateria de intervenções.

Em público, diziam: "até voto Dilma", mas isso "impede ampliar" (com quem, com aecistas pela Constituinte?).

Em privado, o argumento era a CNBB (que é contra a Constituinte, antes de dividir-se sobre candidaturas). Mais honesto foi um orador dizer: "pra ampliar tem que tirar o PT".

Um dirigente proclamou que a "luta pela Constituinte continuará, tanto em condições mais, como menos favoráveis". É certo. Mas podemos lutar por um "cenário melhor", ou reservar um voto envergonhado e não esclarecer o povo!

De conjunto, esse sectarismo obtuso retoma o pior das manifestações de junho de 2013 - o antipartidismo - que não deve interessar a ninguém.

Como as Plenárias deliberam por acordo, a solução foi separar da Declaração final, um Comunicado, de uma Carta de entidades presentes. Como se houvesse acordo em todo o resto, menos nisso. Lamentável.

Entende-se, para a Consulta, onde líderes, até há pouco diziam que "no nordeste, o MST votará em Eduardo Campos". A evolução para o voto Dilma é recente, ou mal-assimilada.

Mas a luta continua. Esperamos que não prejudique a unidade tão necessária.

 

NOS PRÓXIMOS 10 DIAS, DILMA PELA CONSTITUINTE!

Consciente do que está em jogo, a Corrente O Trabalho se soma aos companheiros do DAP para convidar os petistas, os trabalhadores e  jovens, a se integrar à campanha do 2o turno levantando ainda mais alto a bandeira da vitória do povo trabalhador, o voto "Dilma pela Constituinte da reforma política".

Com adesivos, faixas e panfletos, vamos disputar cada eleitor - nenhuma abstenção, nenhum voto nulo ou branco! - , nenhum trabalhador pode ser indiferente.

Só os mais míopes, dentre os vários grupos esquerdistas, não enxergam o que está em jogo!

Saudamos a todos que, tendo votado como votaram, se somam agora no 2o turno para derrotar a reação!

Nenhum trabalhador pode votar contra seus próprios interesses, ainda mais quando Aécio é o candidato do imperialismo, dos bancos e do agro-negócio, cujo programa questiona o salário mínimo, amplia as terceirizações, avança novas privatizações e eleva o superávit fiscal.

Essa batalha pode ser ganha!

 

JUNTE-SE A NÒS!

 

Companheiro e companheira,

Há 76 anos, Leon Trótsky, dirigente da revolução russa ao lado de Lênin, fundou a 4a Internacional, oferecendo uma "bandeira sem manchas" à classe trabalhadora.

Hoje, com todas vitórias e derrotas em quase um século, a seção brasileira da 4a Internacional, a Corrente O Trabalho do PT, ousa dirigir-se a você para juntarmos forças.

Juntos, nós podemos ajudar eficazmente o povo a superar os obstáculos e hesitações, abrir um caminho e avançar no Brasil com repercussão em todo o continente.

 

Companheiro e companheira,

Você que acompanha nossa luta, compareça às reuniões preparatórias do Encontro Nacional  do Diálogo e Ação Petista (Brasília, 29 e 30 de novembro), para junto com os demais companheiros, discutirmos as eleições e a continuidade da luta pela Constituinte.

Você que se interessa, integre-se à Corrente O Trabalho do PT!

 

A hora é agora! Lute conosco!

Não ao retrocesso! Dilma pela Constituinte!

 

São Paulo, 16 de outubro de 2015

16.10.14, Comissão Executiva de O Trabalho



Nenhum comentário: