quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Este é o resultado das privatizações dos serviços públicos e do capitalismo neoliberal

Nos EUA, bombeiros negam apagar incêndio em casa por falta de pagamento de taxa. O incêndio começou em um tambor perto da casa, quando o neto do morador queimava lixo. O dono da residência chamou os bombeiros, que negaram atender ao socorro porque ele não tinha quitado a taxa de incêndio, que é equivalente a R$ 126. Os bombeiros só apareceram para evitar que a casa do vizinho que estavam com pagamento em dia, pegasse fogo.
Fonte: TV Record

Este fato ocorrido nos Estados Unidos é exemplo do problema das privatizações dos serviços públicos. Após a privatização o social, ou seja, as pessoas perdem a importância, enquanto que a mais valia (lucro), torna-se o principal objetivo. É bem verdade que no Brasil após as privatizações de algumas empresas estatais, os serviços oferecidos aumentaram, exemplo é a privatização da Telebrás (telefonia), entre outras. Porem não devemos esquecer que ter o produto a venda não resolve o problema; ter um telefone instalado em casa hoje, é fácil, o problema é pagar a conta no final do mês (mesmo racionando seu uso)

Se por um lado as empresas privadas são mais competitivas e oferecem grande quantidade e variedade de serviços e produtos, por outro, o social é esquecido. Se não estiver errado, o objetivo das empresas estatais é servir as pessoas; todas as pessoas; e não a uma minoria. Ser pública é servir ao social. Mesmo que ajam agências reguladoras, sabemos que após privatizada as coisa não funciona como pública.

Bom quanto à incompetência das empresas públicas, principal argumento dos neoliberais (PSDB, DEM, etc) e empresários transnacionais concorrentes; é desmentidos, com o sucesso da PETROBRAS.

Durante o governo Collor e FHC as empresas estatais sofreram com os sucateamentos e as sabotagens criminosas, para transformar as estatais em empresas incompetentes, foi o caso da Telebrás, do Vale do Rio Doce,e durante o governo Jaime Lerner PFL (DEM) o Banestado e até mesmo a COPEL, porem esta ultima ele não conseguiu.

Estes próximos quatro anos com o PSDB no governo do Paraná; temos que ficar atentos novamente com questão da Copel.

Professor Daniel Biancho

Nenhum comentário: